Prefeito Chico Freitas inaugura NASF, farmácia básica e unidade básica de saúde

O Prefeito de Lagoa Grande do Maranhão, Chico Freitas, realizou na manhã desta ultima quinta-feira (08), uma serie de inaugurações na sede do município. Acompanhado de vereadores, secretários, assessores e a população, Freitas entregou benefícios para melhorar a saúde do município.

NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família)

Chico Freitas iniciou a caminhada de inaugurações entregando para a população o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), localizado na Avenida Primeiro de Maio, Centro de Lagoa Grande.

O que é o NASF

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

FARMÁCIA BÁSICA

Seguindo as inaugurações, Chico Freitas, entregou a nova farmácia básica do município, localizada na Avenida Primeiro de Maio. A farmácia ira atender todas as demandas da população atendida pela equipe de profissionais do município.

A farmácia conta com uma variedade de medicamentos distribuídos gratuitamente para a população.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Por ultimo, Freitas inaugurou a nova unidade básica de saúde, localizada ao lado da farmácia básica, a nova unidade básica de saúde contara com profissionais para atender os seguintes trabalhos:

• Consultas;
  • Vacinas;
  • Saúde bucal;
  • Teste do pezinho;
  • Entrega de exames laboratoriais;

O prefeito, Chico Freitas, disse que cada dia mais ira trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população.