Assistência Social

Lagoa Grande FEZ BONITO no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

O município de Lagoa Grande do Maranhão FEZ BONITO no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A prefeitura municipal, através da secretaria de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS e o CREAS realizou uma caminhada pelas ruas da cidade para comemorar o 18º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Instituído pela Lei Federal 9.970/00. O Dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Na tarde desta ultima sexta-feira (18), o Prefeito Chico Freitas, acompanhado de vereadores, lideranças politicas, secretários e assessores, fecharam o Dia “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o município promoveu uma empolgante caminhada que contou com paradas estratégicas e apresentações baseadas no tema, desenvolvidas pelas escolas municipais envolvidas.

Organizado pela secretaria de Assistência Social, com o apoio direto do Conselho Tutelar, a manifestação contou com a participação de centenas de alunos, professores, diretores, supervisores e demais funcionários, além do especial apoio do público em geral, a multidão percorreu ruas e avenidas da cidade, manifestando apoio aos direitos da criança e do adolescente.