Cidadania

Prefeito Chico Freitas participa de audiência para tratar dos limites territoriais entre Lagoa Grande e Itaipava do Grajaú

Audiência pública realizada nesta terça-feira, 26 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Maranhão, na Comissão de Assuntos Municipais, sob a presidência do deputado Yglésio Moyses e com a participação do deputado Adelmo Soares, tendo como pauta específica a discussão da situação de limites geográficos e vinculações de povoados administrados pelos Municípios de Lagoa Grande do Maranhão e Itaipava do Grajaú, em especial os povoados de Lagoa do Encontro e Pau Ferrado, em que o prefeito Chico Freitas fez explanação sobre a situação que há muito tempo reclama definitiva solução para atender aos anseios dos cidadãos dessas comunidades.

Presentes na audiência representantes do IBGE-MA (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos), técnicos e cidadãos que acompanhavam as discussões e encaminhamentos nessa sessão pública.

O Prefeito Chico Freitas fez uso da palavra para contextualizar de forma detalhada todas as particularidades e demonstrações dos efetivos vínculos administrativos, gerenciais e de pertencimento histórico dessas comunidades. Apresentou documentos comprobatórios e relatórios demonstrativos e explanou a propósito do assunto ressaltando grande expectativa da população de Lagoa do Encontro e de Pau Ferrado em terem identidade de vínculos legais assegurados, porquanto reais, de fato, já existirem desde suas origens.

Na visualização de mapas geográficos não restaram dúvidas quanto à necessidade das correções que se fazem importantes.

Nos encaminhamentos e após os pronunciamentos proferidos, ponderações e pareceres técnicos, restou definida formação de equipe para a realização de trabalho de campo de visitação in loco para fins de elaboração de protocolo de intenção e busca de solução consensual de redefinição dos vínculos geográficos, pois administrativos e de relacionamento e assistência não se tem dúvidas que Lagoa do Encontro está para Lagoa Grande do Maranhão, assim como Pau Ferrado está para Itaipava do Grajaú.

Será uma concertação necessária e que no resultados todos os envolvidos só ganharão sob todos os aspectos, assim ressaltou o prefeito Chico Freitas.

Avaliada como oportuna e de resultados positivos, a sessão foi encerrada pelo deputado Yglésio, que, juntamente com o Deputado Adelmo Soares, ambos manifestaram total empenho e apoio na busca da solução almejada.