Prefeito Chico Freitas iniciou neste sábado (23) o Programa “Gestão Itinerante”

O prefeito Chico Freitas deu início neste sábado, 23, ao programa GESTÃO ITINERANTE,  em que leva todo seu secretariado para o contato direto com os cidadãos lá na própria comunidade.

A implantação dessa inovadora forma de interagir começou no Povoado de Joselândia, mantendo e fortalecendo canal direto de diálogo, bem como apresentando os secretários para conhecerem de perto as demandas e a realidade do dia a dia, e,  juntos – comunidade e governo – elegerem agenda positiva de prioridades.

Esse trabalho não se constitui apenas em visita e reunião, mas na prestação de serviços por parte das secretarias que simultaneamente às conversas com as lideranças e cidadãos da localidade, realizaram palestras, atenderam ao público com profissionais da saúde realizando aferições, fonoaudiologia, vacinas, corte de cabelo, atualizações cadastrais e prestação de informações pelas equipes de servidores e técnicos.

O tempo chuvoso – sinal de boas colheitas — e a estrada escorregadia em algumas passagens só acrescentaram mais integração da equipe e a demonstração de compromisso, envolvimento e responsabilidade para  com o cidadão que merece esse contato pessoal.

Estiveram presentes acompanhando a equipe de gestores seis dos nove vereadores, aí incluindo o presidente da Câmara, Cirilo Neto, juntamente com a Cinara do Bibi, Beto Gama, Raimundo Rosa, Donizete Amaral e Carequinha,  que, compreendendo a importância dessa iniciativa, todos eles, igualmente, se colocaram à disposição dos cidadãos e levaram mensagens de compromissos assumidos mercê de seus respectivos mandatos, bem como manifestaram de forma positiva esse trabalho levado a efeito pelo executivo.

O prefeito Chico Freitas na abertura dos trabalhos ressaltou o motivo de ter iniciado por Joselândia, exatamente como forma de sensibilizar a todos ao escolher um povoado com a considerável distância da sede e dificuldades em trechos da estrada de acesso – MA 380 — em razão das fortes chuvas na região.

Todos foram muito bem recebidos pela comunidade e durante a sessão de trabalho houve apresentações (de louvor e dança folclórica) de jovens alunos e em seguida, após pronunciamentos dos secretários e vereadores, a comunidade se fez representar e apresentar expectativas de melhorias, todas levadas em consideração, explicadas e anotadas.

Comentou-se sobre as condições da estrada que liga a cidade de Itaipava do Grajaú até Lagoa Grande, passando por Joselândia, a merecer mais atenção, no que o prefeito Chico Freitas comentou tratar-se de MA, portanto sob a responsabilidade do Governo do Estado, mas que por intermédio da Secretaria Municipal de Obra tem feito constantes reparos de modo a manter a trafegabilidade e que tem feito incansáveis cobranças ao governo.

Em pauta específica, houve reunião posterior com presidentes de sete associações tratando de encaminhamentos visando à assistência técnica e creditícia de fomento, via projetos que serão elaborados e apresentados ao INCRA, particular em que o prefeito Chico Freitas prestou esclarecimentos e apoio na viabilização desse incentivo e dessa oportunidade a se revertes em desenvolvimento, emprego e renda.

A condução das reuniões, o almoço coletivo com os mais de 300 cidadãos presentes e os atendimentos às crianças, mulheres, adolescentes, idosos e os tratamentos dados aos assuntos abordados,  marcaram muito positivamente esse encontro a ter sequência a cada último sábado dos meses subsequentes numa determinada comunidade.

Agradecemos a gentileza do profissional Ismael Cabeleireiro que, gratuitamente, ofereceu seus serviços à comunidade.

Os registros fotográficos que se seguem demonstram o êxito desse modelo de administrar com transparência, diálogo e com presença e revela a marcante participação dos que ali compareceram.