Missão
Assessoramento ao Prefeito em matéria de planejamento integrado, organização, coordenação, controle e avaliação global das atividades desenvolvidas pela Prefeitura;
Elaboração de estudos, pesquisas e diagnósticos necessários ao processo de planejamento do Município;
Levantamento e atualização de dados estatísticos e informações básicas de interesse para o planejamento e a execução de ações municipais;
Cadastramento das fontes de recursos para o desenvolvimento do Município e a coordenação da preparação de projetos de captação desses recursos;
Elaboração e o fomento da execução dos planos de Governo, em coordenação com os demais órgãos da Prefeitura;
Elaboração da proposta orçamentária anual e acompanhar sua execução, em articulação com a Secretaria Municipal de Finanças;
Elaboração, acompanhamento e atualização do Plano Diretor e de suas normas urbanísticas para o Município, especialmente as referentes a desenho urbano, zoneamento, estrutura viária, obras, edificações e posturas;
Licenciamento e fiscalização do parcelamento do solo urbano e de construções particulares, de acordo com as normas municipais em vigor;
Articulação com a União e o Estado no sentido de compatibilizar ações estratégicas do Município;
Execução dos trabalhos topográficos destinados ao Departamento de Desenvolvimento Urbano, Projetos e Obras;
Coordenação geral das atividades de desenvolvimento organizacional, formulação, implantação e acompanhamento dos programas de geração de informações gerenciais e de avaliação de desempenho e de resultado dos serviços públicos;
Elaboração de projetos das obras públicas municipais e dos respectivos orçamentos, bem como o acompanhamento de sua execução;
Acompanhamento, controle e fiscalização das obras públicas contratadas a terceiros;
Coordenar, desenvolver e implementar os projetos, ações e obras do Programa de Atendimento Habitacional;
Estabelecer parcerias com entidades públicas ou privadas buscando desenvolver os projetos, ações e obras dos Programa PAC;
Articular e coordenar a integração entre as demais secretarias da administração no âmbito da elaboração dos projetos e desenvolvimento de ações e obras do Programa PAC;
Acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos e dos convênios do Programa PAC;
Articular junto ao Governo Federal a busca de novos recursos referentes ao PAC;
Promover e coordenar as negociações junto à Caixa Federal, Tesouro Nacional, Ministérios e órgãos federais, para a liberação de recursos, cronograma de obras, projetos e outros, referentes ao PAC;
Elaborar e preparar os projetos executivos de obras, projetos de trabalho técnico social, projetos ambientais, solicitações de licenciamentos, elaboração de termos de referência que instruirão os editais de licitação e elaboração de contratos do programa PAC;
Realizar a apresentação dos projetos e discussão das obras e prioridades do PAC junto à comunidade;
Executar e acompanhar outros programas do PAC;
Gerenciar os convênios do Município e executar o SICONV.