NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 35 dia(s)

Secretário Municipal de Educação de Lagoa Grande participa do décimo oitavo Forum Nacional da Undime.

Nesta semana, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Petrônio Cortez, par [...]

#Agenda Há 87 dia(s)

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande do Maranhão-MA e a Corregedoria realiza reunião para assinatura do Termo de Coope

O PROGRAMA MINHA TERRA

A Corregedoria Geral da Justiç [...]

#Administração Há 177 dia(s)

LAGOA GRANDE DO MARANHÃO-MA, REALIZA A 1ª REUNIÃO DO FÓRUM DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E RURAL DO MATOPIBA

Com o tema "Regularização Fundiária Urbana e Rural", o Município de Lagoa Gr [...]

#Festa Há 266 dia(s)

NOTA PÚBLICA - CANCELAMENTO DO CARNAVAL

A Prefeitura de Lagoa Grande do Maranhão comunica que as festividades carnav [...]

#Saúde Há 270 dia(s)

Secretaria Municipal de Saúde debate assunto sobre a Implantação do primeiro Período do LIRA

Nesta segunda-feira (25) a secretária municipal de saúde, Marianna Dias, rec [...]

#Saúde Há 275 dia(s)

Primeira vacinação contra a Covid-19 em Lagoa Grande do Maranhão

Com a técnica de enfermagem, Maria José, de 51 anos, iniciamos a vacinação c [...]

#Educação Há 278 dia(s)

Prefeito Nêres Policarpo se reune com secretário estadual de educação em busca de melhorias na educação do municipio

Na tarde desta terça-feira, o Dirigente Municipal de Educação de Lagoa Grand [...]

#Saúde Há 278 dia(s)

Secretária Municipal de Saúde em reunião discute melhorias nas atividades de vigilancia entre outros assuntos. Veja!

Nesta quarta-feira, 13, a Secretária municipal de Saúde Marianna Dias, estev [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

INSTITUCIONAL

PREFEITO(A): FRANCISCO NERES MOREIRA POLICARPO

CNPJ: 01.612.337/0001-12

CONTATOS

99 36331133

ENDEREÇO E HORÁRIO

AV. PRIMEIRO DE MAIO, Nº 126 CENTRO, CEP: 65718-000

SEGUNDA A SEXTA FEIRA DAS 08:00H ÁS 13:00H

© 2021 Assesi. Todos os Direitos Reservados.