NOTÍCIAS

29-ABR-2021

LAGOA GRANDE DO MARANHÃO-MA, REALIZA A 1ª REUNIÃO DO FÓRUM DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E RURAL DO MATOPIBA

#Administração POR GABRIEL 29 DE ABRIL DE 2021

Com o tema "Regularização Fundiária Urbana e Rural", o Município de Lagoa Grande do Maranhão promove, a 1ª Reunião do Fórum Fundiário dos Colaboradores municipais da Região do Matopiba. Programado para acontecer nas manhãs desta quinta (29) e quinta-feira (29/4) o evento teve a participação de membros dos poderes constituídos, representantes de cartórios e integrantes de entidades da sociedade civil representativas.

A região do Matopiba - que abrange áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - tem se destacado nas últimas décadas como um grande polo de produção agrícola, o que atrai a atenção de grandes investimentos, mas também os problemas decorrentes da ocupação de terra, a exemplo de grilagem, fraudes e invasões. Dessa forma, o Fórum tem a finalidade de contribuir para o fomento dos debates e para a busca de soluções envolvendo a questão fundiária no município.

AGENDA DA PREFEITURA MUNICIPAL

O acesso a terra é um direito assegurado pela Constituição Federal, que estabelece a função social a ser garantida pela propriedade. Mas a discussão acerca do uso do solo transcende fronteiras continentais, o que fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) incluísse a questão dentro dos objetivos globais do milênio.

Conforme a Agenda, adotada pelo Poder Executivo em todo território nacional, embora os objetivos do milênio estejam interligados, uma vez que buscam a promoção integral em diversos aspectos da vida humana, é possível destacar a questão do acesso à terra elencada na Metas.

"Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo micro finanças".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 11 dia(s)

COMBATE À DENGUE

O dever de combater o mosquito da Dengue é de todos nós.

#Empreendedorismo Há 11 dia(s)

ATENÇÃO MICROEMPREENDEDOR

Atenção microempreendedor, você tem até o dia 31 de maio para fazer sua declaração anual [...]

#Imposto Há 11 dia(s)

DOE SEU IMPOSTO DE RENDA PARA O FUNDO DA INFÂNCIA E DO ADOLESCENTE

DOE SEU IMPOSTO DE RENDA PARA O FUNDO DA INFÂNCIA E DO ADOLESCENTE [...]

#Gestão Há 11 dia(s)

GESTÃO TRANSPARENTE

Gestão transparente Mais uma vez Lagoa Grande do Maranhão recebe selo NIVEL A na ava [...]

#Festa Há 11 dia(s)

FESTA DAS MÃES

Alô mamães de Lagoa Grande, a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Assistênc [...]

#Esporte Há 136 dia(s)

1ª Edição Pedal Lagoa

As inscrições para a 1ª Edição do Pedal Lagoa já estão abertas. As isncrições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro no prédio da prefeitura.

#Esporte Há 136 dia(s)

2ª Edição da Corrida Lagoa Grande

As inscrições para a 2ª Edição da Corrida Lagoa Grande já estão abertas. As isncrições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro no prédio da prefeitura.

#Saúde Há 143 dia(s)

MAIS SAÚDE - LAGOA GRANDE EM AÇÃO

Pessoal, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma mega ação que vai trazer vário [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito